História

Publicado em sexta, 26 de abril de 2019 Ensino Médio
Um grupo de estudos para aprofundar os assuntos discutidos em sala de aula e também para desenvolver a prática da pesquisa em História. Assim é o Núcleo Olímpico de História, que acaba de ser iniciado no COC Sorocaba- Santa Rosália.

Vale lembrar que já existem outros dois Núcleos de Estudos destinados aos interessados no Ensino Médio: o de Matemática e o de Física.

Aliás, a iniciativa de formar o Núcleo de História partiu dos próprios alunos que queriam participar da  11º Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida pela Unicamp a partir do próximo mês.

Segundo o professor João Paulo, as provas dessa Olimpíada são bastantes exigentes e é necessária preparação. “Além de aprofundar o conhecimento de História, a gente desenvolve a prática da pesquisa, a análise de documentos históricos e também o trabalho em grupo”, aponta o professor, que destaca a importância do diálogo e da argumentação para que o grupo obtenha sucesso.

João Paulo percebe que há, entre os alunos, um interesse muito grande nas disciplinas na área de humanas. “Há procura e interesse, e esse núcleo vem atender essa expectativa”, comenta. Para ele, a competição nas Olímpiadas acaba por estimular a busca por novos conhecimentos. “É saudável nesse sentido.”

A Olimpíada da Unicamp é bastante procurada pelos estudantes brasileiros. Só para se ter uma ideia, no ano passado, foram 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros.

A competição conta com seis fases online, além da final presencial realizada na Unicamp, em Campinas-SP, em agosto.

Segundo consta no site oficial da competição, o principal diferencial dessa Olimpíada é que ela não exige que os alunos tenham conhecimento do assunto previamente, uma vez que a metodologia permite que a equipe discuta, pesquise e analise as questões entre si, com apoio do professor. Além disso, por meio dos conteúdos e do estudo aprofundado dos temas em História do Brasil, a Olimpíada ajuda a preparar os participantes para vestibulares, concursos e prova do Enem.

Confira as fotos em nossa página do Facebook