Gripe aviária é tema de aula de atualidades

Publicado em segunda, 11 de setembro de 2023 Ensino Médio

Com o objetivo de trazer temáticas atuais e relevantes que podem ser tema dos principais vestibulares do país, o COC Santa Rosália oferece aos alunos do 3º ano do Ensino Médias aulas extras de Atualidades. As aulas, que ocorrem no período da tarde e não são obrigatórias, tem uma abordagem interdisciplinar. A última, por exemplo, trouxe o tema gripe aviária e foi abordada por professores de duas disciplinas: biologia e matemática, dando assim uma perspectiva sobre a doença e também sobre os impactos que ela traz e pode trazer para a economia mundial e brasileira. 

A aula foi ministrada pelos professores Aline (biologia) e Vitor (matemática). “Escolhemos esse tema, gripe aviária no Brasil, por conta da questão da saúde animal e pública. É um tema de muita relevância e tem chance de cair no vestibular”, analisa Aline. 

Dentro da visão da biologia, a professora trabalhou com os alunos as características gerais do vírus, quais são os sintomas da doença tanto nas aves como nos seres humanos, o histórico do vírus (desde quando existe, onde foi encontrado pela primeira vez) e sobre as questões ambientais relacionadas à gripe aviária. “Falamos também sobre o que significa o alerta zoosanitário que foi decretado tanto pelo Ministério da Agricultura, quanto pelo Ministério da Saúde”, explica.

Já o professor Vitor mostrou, através de gráficos, como a doença se alastra, por meio de um crescimento exponencial. “Isso ocorre geralmente quando se tem uma epidemia ou uma pandemia, como foi o caso do Covid”. Ele também deu uma atenção especial à questão dos impactos econômicos da doença, mostrando como a gripe aviária já traz problemas nas granjas norte-americanas. Segundo ele, os EUA é o maior produtor de frango do mundo e “por lá o estrago já foi bem grande e já foram sacrificados mais de 58 milhões de frangos. Isso representa 0,6 de toda a produção anual”. “Se isso que acontece nos EUA acontecesse por aqui seria um grande problema, pois 15% do PIB brasileiro advém da exportação de frangos”. Mas segundo o professor não é necessário o alarde, pois o Brasil tem uma vigilância sanitária muito presente e quando se trata de protocolos zoosanitários o Brasil é referência mundial.