Geografia e Criatividade

Publicado em terça, 10 de maio de 2022 Ensino Médio

Com o objetivo de tornar as aulas de Geografia mais próximas da realidade e de colocar na prática os conteúdos aprendidos na disciplina, o professor Mauro do 2º ano do Ensino Médio do COC Santa Rosália propôs aos alunos que criassem uma empresa de consultoria ambiental, com logotipo, propaganda televisiva, sendo também responsáveis pelas áreas ambiental, de relações públicas e propaganda e marketing.

A classe foi dividida em seis grupos que, ao longo do ano, serão desafiados a participar de “licitações públicas” para solucionar problemas nas áreas de poluição ambiental, métodos de produção, logística, urbanização, transporte coletivo público, dentre outros.

“Para isso eles devem, a cada etapa, apresentar um levantamento de dados sobre o tema proposto, fazer uma apresentação oral sobre o tema, sempre com um júri avaliador, formado por professores e ex-alunos, que simulam a sociedade civil e as autoridades responsáveis”, explica o professor.

Para cada etapa será atribuída uma pontuação e, no final do ano, a empresa (grupo) vencedora receberá média 10 na matéria Geografia e um certificado de melhor empresa júnior.

“Atividades como essa visam trazer a escola um pouco mais próxima da realidade, fazendo também com que os alunos sejam mais ativos e participativos no processo de aprendizagem”, comenta Mauro.