Genética

Publicado em sexta, 23 de março de 2018 Ensino Fundamental II
Atividade auxilia na aprendizagem de conteúdos sobre genética Para que os alunos assimilassem melhor o conteúdo de genética – mitose e meiose, Lei de Mendel (conhecida também como lei da segregação), organização de seres multicelulares, entre outros – a professora Jaqueline de Ciências elaborou uma dinâmica interessante com os alunos do 8º ano. A sala foi dividida em grupos. Cada um pegou um envelope com figuras relativas a determinado tema da genética abordado em sala de aula. A  ideia é que os estudantes não consultassem mais a apostila, tentando executar a proposta com o conteúdo já aprendido anteriormente. Nessa espécie de jogo, os alunos tiveram que organizar as figuras conforme a teoria estudada, treinando também o raciocínio lógico. A dinâmica foi utilizada para que os conhecimentos teóricos fossem memorizados e compreendidos de uma maneira mais lúdica. “Foi um trabalho muito importante”, pontua a professora destacando os resultados positivos conquistados com a atividade. Segundo ela, foi legal também observar que a atividade acabou por estimular o trabalho em equipe, com um aluno auxiliando o outro na compreensão. “A atividade também foi muito legal para sanar dúvidas. Fiquei muito feliz com o resultado”