Flea market

Publicado em quarta, 13 de outubro de 2021 Ensino Fundamental I

A apostila do curso Bilíngue do COC Sorocaba traz como tema a diversidade cultural mundial. A ideia é que além de aprender uma língua estrangeira, no caso o inglês, as crianças também conheçam o modo de viver de outros continentes do mundo.

Os alunos do 2º ano, por exemplo, estão estudando sobre a Oceania e a partir disso foi elaborada uma atividade em sala de aula muito legal. As turmas vivenciaram uma feira muito típica e popular dos países de língua inglesa, a tão conhecida “ flea market”. Nessa feira, diversos vendedores se reúnem para comercializar bens antigos, usados ou outras mercadorias.

Para a atividade, os alunos foram convidados a trazer brinquedos ou objetos de casa que já não usem mais, mas que ainda possam ser do interesse de outra pessoa. Assim, puderam montar uma pequena “flea market” e trabalhar a dinâmica das ações de comprar e vender na língua inglesa. Além disso, foi uma oportunidade também de praticar matemática. “Foi uma atividade muito divertida!”, segundo as professoras Lilian e Ariani.
Para fazer as transações, as crianças produziram um dinheirinho de brincadeira.

“Eles puderam treinar a conversação por meio da compra, da venda e da barganha”, explica Maria Cecília.
Atividades como esse são muito importantes pois trazem a aprendizagem do idioma para a prática. Além disso, possibilitam que os estudantes conheçam diferentes culturas do mundo.