Festa do chapéu

Publicado em segunda, 05 de julho de 2021 Ensino Fundamental I

Eva Furnari é uma das principais autoras da literatura infantil brasileira, e um de seus livros mais famosos é Cocô de Passarinho. Foi baseada nessa obra, que as professoras do 2º ano do Ensino Fundamental do COC Sorocaba, desenvolveram uma série de atividades que divertiu os alunos. 

Utilizando humor, a história fala de uma cidade bem pequenina e pacata, em que as pessoas tiveram que começar a usar chapéu de tanto terem a cabeça atingida por cocôs de passarinhos. Um dia, um vendedor de sementes aparece no local e, de repente, nos chapéus das pessoas começam a brotar diversas plantas, e isso traz um clima muito especial para essa cidade, mudando a rotina dos moradores. 

Partindo dessa história, as professoras propuseram uma Festa do Chapéu - assim como no livro - e as crianças brincaram, dançaram e cantaram. Também puderam refletir sobre a importância dos passarinhos no processo de semeadura das plantas.

De lembrancinha, as crianças ganharam uma cestinha com sementes de girassol. E a cestinha, claro, em formato de cocô de passarinho!