Lousa eletrônica possibilita otimizar dinâmica de ensino com a retomada parcial das aulas

Publicado em sexta, 30 de outubro de 2020 Ensino Fundamental I

Com a ferramenta, os estudantes que ainda assistem às aulas de casa conseguem ter acesso de qualidade ao conteúdo ministrado na escola.

Com a retomada parcial das aulas presenciais - quando parte dos alunos volta às salas de aula e parte prossegue o ensino por meio virtual - , como fazer para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da forma mais igualitária e dinâmica possível entre os estudantes?

Colégio reconhecido na região por investir em tecnologia como ferramenta facilitadora do processo pedagógico, o COC Sorocaba – Santa Rosália aposta que as lousas eletrônicas serão instrumentos importantes e que farão a diferença nesse momento especial pelo qual estamos passando.

Do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, 100% das salas de aula da escola contam com o equipamento, que permite que todo o conteúdo apresentado pela professora seja visto não apenas pelos que estão na sala, mas também pelos que estão em casa, em seus computadores, por meio do recurso do espelhamento da tela.

Assim, a interação será facilitada e permitirá um aproveitamento eficiente daqueles que não estiverem no colégio.

A lousa eletrônica já fazia parte da rotina escolar do colégio bem antes da pandemia. Aliás, a partir de 2011 a direção equipou as salas com as lousas eletrônicas e o feedback tanto dos alunos como dos professores foi excelente: para o professor fica mais fácil preparar um conteúdo diversificado e para os estudantes fica mais interessante o processo de aprendizagem.

Com a ferramenta, as aulas ganham em interação, dinâmica e também informação. É possível trazer muito material além da apostila, como vídeos, imagens, jogos, notícias...

“Estamos sempre atentos em como trazer a tecnologia para nossa rotina escolar. Vemos a tecnologia como uma ferramenta facilitadora que pode agregar mais qualidade ao processo educativo. Para este momento, os recursos da lousa eletrônica facilitam muito a adaptação. Pois imagina o professor ter que escrever num caderno e daí ter de mostrar para a câmera, por exemplo... Com a lousa, o ganho é muito grande nesse sentido, já que todas as ações do professor são transmitidas em tempo real e com uma gama enorme de recursos a serem utilizados”, pontua o diretor Raul Mascarenhas Fonseca.

Retorno às aulas

Obedecendo a todos os protocolos de segurança, o retorno parcial dos alunos desse colégio particular de Sorocaba começou em outubro para o Ensino Fundamental 1, 2 e Médio.

A coordenadora do Ensino Fundamental, Priscila Lima, destaca que o equipamento já era um diferencial do colégio e agora passa a ser fundamental nessa nova fase.

“A lousa eletrônica já era nossa aliada em sala de aula pois, com todos os seus recursos, ela chama muito mais a atenção dos alunos. Agora ela vai possibilitar que o conteúdo trabalhado pelo professor possa atingir tanto quem está em casa quanto quem está na sala de aula com a mesma qualidade.”

Professora do Ensino Fundamental, Larissa dos Santos Eufrásio Leite ressalta que a lousa eletrônica permite aproximar a sala de aula dos estudantes, mesmo que virtualmente. “Estamos vivendo um momento em que tudo tem que ser pensado com muito carinho e cautela”, comenta Larissa. Por isso mesmo, a preparação para atender os alunos no novo formato começou já em setembro: com o apoio da equipe de Tecnologia da Informação (TI), os professores passaram por treinamentos para melhor explorar os recursos tecnológicos da lousa com transmissão em tempo real.