Exposição Leonardo Da Vinci

Publicado em sexta, 05 de julho de 2019 Educação Infantil

Ver crianças pequenas falando sobre Leonardo Da Vinci e se inspirando nele para fazer suas criações é muita legal. Esse foi o resultado de uma exposição proposta pelas professoras Juliana Ferreira e Ana Letícia, das turmas do Integral da Educação Infantil do COC Sorocaba – Santa Rosália.

A ideia de uma atividade sobre esse homem, que é considerado um dos grandes gênios da humanidade, surgiu pelo fato de este ano marcar os 500 anos do falecimento de Da Vinci, que emprestou seu talento às mais diversas áreas do conhecimento: matemática, engenharia, botânica, artes, anatomia, arquitetura... Cientista e inventor, Da Vinci contribuiu para progressos importantes da humanidade.

“A coordenadora Joana nos pediu uma releitura dinâmica e divertida”, explicam as professoras Juliana e Ana Letícia e o resultado ficou mesmo excelente!

As professoras fizeram releituras de criações de Da Vinci, como o Homem Vitruviano, famoso desenho que representa o ideal clássico do equilíbrio da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano. Foram as próprias crianças que posaram para essa releitura. Os pequenos também foram fotografados para releituras de obras icônicas do italiano como “Dama com arminho”, “Virgem das rochas”, “A última ceia” e a mais famosa de todas, a “Monalisa”.

Inspirados por Da Vinci, que foi o criador do paraquedas e do princípio do helicóptero, os alunos foram também convidados a inventar suas próprias criações e soltaram a imaginação, usando papéis coloridos, fitas, garrafas plásticas, tintas... Eles também fizeram pinturas baseadas em obras clássicas de Da Vinci. Teve ainda exercício com argila, em que os alunos retrataram cavalos, uma das paixões do criador renascentista. “No final das atividades, eles já pareciam amigos íntimos de Da Vinci”, pontuam as professoras.

Todo esse material preparado com muito capricho, foi para a exposição, que foi visitada por todos os alunos da Educação Infantil e também pelos papais, mamães e responsáveis, que adoraram o resultado supercriativo e interessante.

“Foi um projeto realmente que nos encantou. O retorno das famílias também foi muito positivo. A nossa principal alegria foi plantar a sementinha nas crianças, estimulando esse olhar para a pintura, para a descoberta, para as invenções e para as artes em geral por meio das obras de Da Vinci”, comenta Joana, coordenadora da Educação Infantil.


Confira as fotos em nossa página do Facebook!