Tornar conceitos científicos abstratos bem mais palpáveis, fáceis e também divertidos de aprender. Essa é uma das funções do laboratório de Ciências da Unidade III do COC Sorocaba, disponível para atender turmas do 8º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Por lá, os estudantes do 9º ano acabaram de fazer experimentos bem legais onde foi possível aprender mais sobre o que é uma grandeza física e como podem ser medidas. Eles fizeram experimentos envolvendo um barquinho pop pop (utilizando vela como fonte de energia), holograma (que permite a formação de uma imagem tridimensional), processos de eletrização (exemplificados pelo movimento da latinha de alumínio com a aproximação de um cano de PVC) e teorema de Pascal (utilizando seringas com água para trabalha a mecânica de fluídos). Tratam-se de experimentos de montagem simples e que utilizam materiais comuns, do dia a dia, mas que parecem até um pouco mágicos com a aplicação de teorias da física.
Desse modo, a assimilação do conteúdo torna-se muito mais palpável e curiosa.
“Uma grandeza física é tudo aquilo que pode ser medido como comprimento, tempo e massa. Diferente de amor, por exemplo, que não tem como se medir. E com os experimentos os alunos puderam entender esses conceitos de maneira visual. Eles manipularam o experimento e puderam observar e identificar essas grandezas físicas no laboratório”, explica o professor Tiago e completa: “Pois uma coisa é você falar e outra coisa é os alunos colocarem a mão na massa e entenderem como funciona o processo do método científico. E entenderem que para desenvolver uma teoria científica é preciso dispender não apenas energia mental, mas também física. Nas aulas do laboratório fica evidente a motivação dos estudantes”.