Equipe que conta com alunos do Colégio e fica em 3º lugar no Campeonato Internacional

Publicado em sexta, 28 de abril de 2023 Ensino Fundamental II

Os alunos do COC Santa Rosália representaram muito bem Sorocaba e até mesmo o país no Campeonato de Robótica de Mogi. 

Isso porque o evento é internacional e contou com mais de 700 competidores de três países diferentes. Essa foi a estreia de nossos estudantes em uma disputa. E fizeram bonito, conquistando o 3º lugar dentro da competição de Sumô Lego.

Vale destacar que os alunos participam do grupo Omegabotz, uma equipe que foi formada na Facens em 2005 e que seleciona alunos do Ensino Fundamental e Médio de diversos colégios para representar Sorocaba em eventos como o que ocorreu em Mogi. 

  Alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do nosso Colégio estão entre os integrantes da Omegabotz. 

“Foi a primeira vez deles e o 3º lugar foi bem significativo, pois eles tiveram pouco tempo para montar o robô, mas se empenharam e conseguiram”, conta Priscila, que é a professora de robótica no COC Santa Rosália e capitã de robótica na Facens. 

Na categoria em que nossos alunos levaram o 3º lugar, participaram outros 22 robôs, envolvendo mais de 10 instituições e 3 países. “Nos representaram muito bem enquanto escola, faculdade, cidade e país!”, destaca a professora. 

Segundo ela, para fazer parte dessa equipe júnior da Facens, os estudantes tiveram que passar por um processo seletivo. 

Em Mogi, os alunos do COC Santa Rosália estiveram envolvidos na confecção de um robô sumô que tem como objetivo empurrar o seu oponente para fora de uma arena circular. “Eles montaram um robô de lego competitivo e fizeram também a programação”.      Através de sensores, o robô deve detectar onde está seu oponente e tentar jogá-lo para fora. 

Com a programação, o robô deve funcionar autonomamente, ou seja, não há um controle remoto envolvido durante a competição. “Isso é bem complexo e eles conseguiram ter um resultado bem satisfatório”, reitera Priscila. 

Para a professora, o trabalho em equipe dos alunos acaba por revelar diversos talentos: “têm criança que gosta mais da montagem, outras da programação, outras da gestão da equipe...”

Vale destacar que, ao total, 380 robôs participaram das competições em diversas categorias.