Enem

Publicado em quarta, 27 de janeiro de 2021 Ensino Médio

Com o intuito de tecer comentários e análises a respeito do segundo dia de prova do Enem, que ocorreu no último domingo, o Sistema COC de Ensino promoveu uma live em seu canal no Youtube. Estudantes de todo o Brasil assistiram à programação, que contou com a participação de dois professores do COC Sorocaba – Aline e Edgar, que foram convidados para falar sobre a prova de Ciências da Natureza, nas áreas de Biologia e Química, respectivamente.

“A prova, pensando na disciplina de Química, estava mais complexa se comparada ao ano anterior. Exigia um nível de leitura aprofundado. Não foi uma prova tão gostosa de ser feita”, opina Edgar.

Para Aline, o nível de dificuldade da parte de Biologia ficou entre “média e difícil”. Segundo ela, a prova trazia mais gráficos e tabelas a serem avaliadas do que nas edições anteriores. “Com isso, o aluno gastou bastante tempo pra interpretar. Foi uma prova trabalhosa”. Aline se surpreendeu com alguns dos assuntos abordados: por exemplo, não teve nenhuma questão sobre fisiologia humana, que é um assunto que é recorrente nas provas desde 2015. Por outro lado, houve uma questão de populações envolvendo grupos genéticos que nunca foi recorrente nas provas e que teve um grau muito grande de dificuldade para os alunos. “Essa foi uma das questões mais difíceis que já vi cair no Enem”, comenta.

Vale destacar que devido à pandemia, o número de abstenção no Enem foi muito grande, mais de 50%. “Já esperava por isso, mas não que fosse tão alto. Eu esperava também, que diante da situação mundial, a prova fosse estar mais tranquila. O que não ocorreu”, opina Edgar.

Aline destaca sua preocupação em relação ao alto nível de abstenção. “Muitos alunos se prepararam durante todo o ensino médio e, na medida do possível, em todo 2020 e não puderam ir fazer a prova. Isso é muito frustrante para eles e também para nós, professores, que estamos na linha de frente de toda essa preparação. Ainda não sabemos se o Ministério da Educação vai propor um plano para contemplar esses alunos que precisaram se abster”.

Tanto Aline quanto Edgar gostaram muito da experiência de participar da live envolvendo alunos de todo o país. “Foi incrível. É sempre bom participar de momentos como esse do último domingo, que nos aproximam dos nossos alunos e também da realidade de outros colégios do Sistema”, afirma Edgar. ”Para mim foi uma experiência bastante nova e diferente. Foi um prazer enorme poder dialogar com todos os alunos do Sistema COC”, diz Aline.