Empreendedorismo

Publicado em quinta, 16 de maio de 2019 Ensino Médio

Muito jovem sonha em ser empreendedor, mas para que uma ideia boa gere um bom negócio existem conceitos fundamentais a serem analisados. 

 

São esses conceitos que os estudantes do Ensino Médio do COC Sorocaba - Santa Rosália estão tendo a oportunidade de aprender na disciplina eletiva de Empreendedorismo, que está sendo ofertada gratuitamente neste primeiro semestre aos interessados (as outras disciplinas desse semestre são: stand up paddle, artes cênicas, química experimental e espanhol). 

 

E quais são esses conceitos? Partindo de um material disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae, entidade referência na área do empreendedorismo, o professor Mauro tem trabalhado com os alunos esses conceitos como: o que é ser empreender, quem são empreendedores bem sucedidos, o que é modelo de negócio e plano de negócio (como elaborá-los), entre outros.

 

Para entender melhor esses conceitos, os estudantes elencaram três negócios hipotéticos para aplicarem essas ideias: uma academia dentro da escola, um corpo de psicólogos dentro da escola e a abertura de um 4º ano no Ensino Médio com o objetivo de encaminhar os discentes a estágios. 

 

A partir dessas ideias, que serviram apenas como exemplos, eles fizeram levantamentos do modelo de negócio, do plano de negócio, de outras empresas que já trabalham com esse negócio, fizeram uma análise da concorrência e da opinião pública, levantaram preço de custo e preço de mercado.... “Assim eles podem sentir quais as dificuldades de colocar uma ideia em prática”, comenta Mauro. 

 

Durante as aulas, sob coordenação do professor, a ideia é estimular a participação intensa do aluno, trazendo propostas e análises em uma aprendizagem ativa e desafiadora. 

 

Confira as fotos em nossa página do Facebook!