Emocional e físico

Publicado em quinta, 05 de agosto de 2021 Ensino Fundamental I

“Aos poucos, estamos levando os alunos a ouvirem e apreciarem o silêncio do grupo, a compreenderem o prazer e a necessidade de se acalmar, a importância de focar a atenção. Desta forma, vamos construindo as competências de autoconhecimento e autocuidado”, resume a professora de yoga Cris Pires, que dá aulas para os alunos do Ensino Fundamental I que fazem o curso Integral. 

Segundo ela, o yoga é um sistema corpo-mente composto por 4 práticas: respiração, posturas corporais, relaxamento e meditação. 

“A implantação do yoga nas escolas foi intensificada com a implantação da BNCC e procura atender, de maneira mais específica, a competência autoconhecimento e autocuidado”, detalha a professora. 

Entre os benefícios conquistados com a prática estão flexibilidade corporal (força, coordenação, equilíbrio, melhoria na função respiratória) e autorregulação (regulação emocional, manejo do stress, resiliência).

Para que a prática seja desenvolvida com mais eficiência entre as crianças, a professora sempre traz elementos lúdicos e uma história que ajuda a conectá-los física e emocionalmente tanto com a própria professora, como com o grupo e com a prática em si. Além das posturas (da borboleta, do barco, do cachorro, do gato, da árvore), são realizados também exercícios respiratórios (boca de gato, chuva, vento, suspiro, som do coração, da abelha, da natureza, etc). 

Ao final da prática, os alunos fazem automassagem para maior consciência corporal e depois vem a hora do relaxamento. 

Cris salienta que, como professora, é preciso estar atenta às individualidades dos alunos e também às diversidades das turmas, que sempre apresentam perfis diferentes. Assim é possível direcionar às aulas de acordo com as necessidades apresentadas. 

As aulas de yoga também são uma oportunidade para trabalhar valores como tolerância, respeito, alteridade e consciência do “eu no grupo”. Se há uma agitação mental, por exemplo, isso reverbera no físico. Portanto, é através do processo ao longo das aulas que as crianças vão se concentrando melhor na prática e cada vez mais se envolvendo com os exercícios e seus resultados. 

Depois de treino e repetição, os alunos estão aptos a reproduzir sequências de yoga sozinhos e assim trazer a prática para o dia a dia, desfrutando de todos os seus benefícios, tanto físicos quanto emocionais.