Eletiva- Raciocínio Lógico

Publicado em sexta, 18 de outubro de 2019 Ensino Médio

Raciocínio Lógico, Retórica e Argumentação é o nome de uma das quatro disciplinas ofertadas neste segundo semestre aos alunos do Ensino Médio do COC Sorocaba – Santa Rosália (as outras três são yoga, biologia experimental e COC Sat).

A procura pelas aulas, que são oferecidas gratuitamente como atividade extracurricular, foi muito alta e agora, durante o desenvolvimento da disciplina, a assiduidade segue também muito alta, com grande envolvimento por parte dos alunos.

A ideia da disciplina é auxiliar os alunos a desenvolverem a capacidade de raciocínio lógico, argumentação, pensamento crítico, o que com certeza vai ser importante no futuro profissional desses jovens, em quaisquer carreiras que venham a escolher. E claro, não apenas na questão profissional, mas na vida toda, pois a ideia é desenvolver a capacidade de resolução de problemas e superar desafios.

Entre outros aspectos trabalhados pelos professores Janete e Diego estão: interpretação e compreensão de textos, desenvolvimento do pensamento crítico e científico, resolução de problemas matemáticos, melhoria no processo comunicativo (entendimento e argumentação), melhoria na qualidade da produção de textos...

Para isso, os professores também dão uma base filosófica aos alunos. Aristóteles, Kant, Edgar Morin e Zygmunt Bauman são algumas das bases teóricas.

Mas a ideia principal das disciplinas eletivas é explorar a parte prática do conhecimento, por isso os alunos fazem diversos exercícios de raciocínio lógico, com imagens, números, palavras ou até manuais. “A ideia é fazer com que eles pensem um pouco fora da caixinha, tentando ver os problemas de uma forma mais abrangente”, explica a professora Janete, que gosta também de trabalhar com contação de histórias e vídeos científicos que mostram como desenvolver habilidades cerebrais para melhorar o entendimento.

“A reposta tem sido muito positiva pois os alunos se sentem desafiados e isso ajuda a desenvolver a capacidade de percepção do mundo”, acrescenta Janete.

Já o professor Diego tem explorado nas aulas questões relativas às diversas influências da tecnologia na vida. “Todos os assuntos que serão abordados podem servir de base argumentativa em redações, por exemplo”, explica.

Confira as fotos em nosso Facebook.