Que tal aprender a fazer cliques mais legais usando seu celular e programas de tratamento de imagens gratuitos? Essa é a proposta da eletiva de Fotografia, oferecida aos estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio. A ideia é apresentar conceitos básicos dessa área de conhecimento e que podem ser aplicadas nas fotografias realizadas no dia a dia.
Vale destacar que as disciplinas eletivas são oferecidas semestralmente aos alunos que começaram o Ensino Médio antes das mudanças ocorridas com a entrada em vigor da proposta do Itinerário Formativo. As eletivas pretendem trazer um aprendizado complementar à grande curricular através de aulas mais práticas. No primeiro semestre, o colégio ofertou as seguintes disciplinas eletivas: Biologia Experimental (aulas realizadas no laboratório da Facens), Educação Empreendedora, Inteligência Emocional, Artes cênicas e Investeen. Agora, no 2º semestre, as opções são, além de Fotografia, Química Experimental (também no laboratório da Facens), Stand Up Paddle (na represa de Itupararanga) e Dança.
A eletiva de fotografia é coordenada pelo fotógrafo David. “Ele tem uma linguagem jovem e conseguiu uma interação bem legal com os estudantes”, aponta a coordenadora Larissa.
Nas cinco aulas que David ministrará, os alunos terão noções fundamentais do processo fotográfico: enquadramento, iluminação, fotometria, diafragma, ISO, proporção áurea (sequência de Fibonacci)... E os estudantes podem aplicar esses conhecimentos de maneira prática em saídas fotográficas em locais como a Praça Pio XII. Retrato, autorretrato, paisagem e comida estarão entre os temas a serem fotografados.
David também vai ensinar os alunos a usar programas gratuitos de tratamento de imagem. No final, a ideia é selecionar as fotografias em uma galeria e fazer uma exposição na escola.
“As fotos estão ficando incríveis e parecem feitas com câmera profissional. Fiquei encantada. Os alunos estão empolgadas com essa experiência”, complementa Larissa.