Educação emocional é trabalhada em sala de aula desde a infância

Publicado em terça, 25 de julho de 2023 Educação Infantil

Educação emocional é um tema muito valorizado pelo COC Santa Rosália e por isso, atividades são realizadas com os alunos desde a Educação Infantil. No Infantil 4, as professoras propuseram atividades bem criativas para abordar três sentimentos bastante importantes: o amor, o medo e a ansiedade. Para isso, além de utilizarem como recurso a contação de histórias, também promoveram dinâmicas como amigo secreto e até criaram um bichinho que come os medos, transformando-os em histórias de superação. Assim, de maneira lúdica, é possível refletir sobre os sentimentos, auxiliando às crianças a reconhecê-los e também maneiras de reagir a essas emoções. 

Para apresentar o tema, as professoras estão utilizando a coleção sentimentos em 10 volumes da Bom Bom Books. Neste momento, foram abordados 3 livros: amor, medo e ansiedade. 

Após a leitura do livro sobre o amor, a professora Roberta propôs que as crianças expressassem suas visões desse sentimento, por meio de um amigo secreto. A ideia foi que, após sortear um amiguinho da classe, cada aluno fizesse um desenho demonstrando a admiração pelo colega de classe. “Essa atividade promoveu interação e entusiasmo entre eles”, conta Roberta.

Já para abordar o tema medo de forma lúdica, a professora Ana Letícia propôs a brincadeira do "Pacmedo". A ideia era que cada criança falasse sobre o seu medo. Se por acaso alguém não se sentisse confortável o suficiente, para falar sobre o seu sentimento na roda de conversa, poderia falar apenas em particular com a professora, respeitando assim o limite de cada aluno. Após elencarem o seu medo, a professora escrevia o “medo” em um papelzinho e as crianças poderiam jogá-lo no cestinho do “Pacmedo”, um monstrinho que come os medos, transformando-os em histórias de superação. Os medos mais recorrentes foram a respeito de insetos, pesadelos e altura. Com muita criatividade e atenção, a professora escreveu para cada aluno uma possível história de superação, partindo do medo compartilhado, trazendo maneiras de lidar com esses sentimentos. Se o medo era de pesadelo, por exemplo, a professora contava uma história, que trazia dicas de relaxamento antes de dormir e falava sobre a importância de compartilhar esses medos com a família. “Essa abordagem fortaleceu a autoconfiança e mostrou às crianças, que são capazes de enfrentar desafios”, destaca Ana Letícia.

Outra emoção trabalhada foi a ansiedade. Para isso, além de propor atividades de relaxamento, a professora Luciana realizou uma dinâmica utilizando bexigas. A ideia era soltar os balões para que esses fossem levados pelo ar, simbolizando dessa maneira a ideia de deixar as ansiedades irem embora, trazendo leveza. Além disso, Luciana resolveu plantar com eles um feijão no algodão, para que eles entendessem, a necessidade de respeitar o tempo de germinação e crescimento e aproveitando também, para trabalhar a responsabilidade dos pequenos, com a irrigação da plantinha e acompanhamento de seu desenvolvimento. “Essas práticas têm contribuído para o desenvolvimento emocional das crianças, promovendo o entendimento e o manejo saudável, de seus sentimentos”, conclui Luciana.