Disciplinas eletivas 2021

Publicado em sexta, 10 de setembro de 2021 Ensino Médio

Inteligência emocional, Investeen- Inteligência financeira para jovens, Academia de Robótica, Química Experimental, Educação Empreendedora, Humanas em Ação e até Stand Up Paddle na Represa de Itupararanga estão entre as disciplinas eletivas ofertadas neste segundo semestre aos alunos do Ensino Médio do COC Sorocaba.

Os estudantes puderam se inscrever em até três disciplinas. As aulas, que não tem custo adicional, ocorrem semanalmente no período da tarde, no contra turno escolar.

A ideia das disciplinas eletivas é que propiciem aos alunos a oportunidade de melhor analisar e vivenciar sua área de interesse de estudo, de trabalho e também no âmbito pessoal.

Através dessas aulas, os estudantes podem desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos além da grade curricular. As disciplinas eletivas enfocam no caráter prático do conhecimento. Não há avaliação por notas e o objetivo é que os estudantes possam experimentar os conhecimentos na prática.

Vale ressaltar que a ofertas das disciplinas eletivas já está alinhada com as diretrizes dos Itinerários Formativos da reforma do ensino médio que entrará em vigor a partir de 2022. Conheça um pouco das disciplinas:

  • Academia de Robótica será ministrada pelos professores Joel, Samuel, Júlia e Kelve (Facens) e nessa disciplina os estudantes aprenderão a programar o Arduino, plataforma eletrônica de grande abrangência e versatilidade e terão conceitos básicos para a construção do seu próprio robô.
  • Educação Empreendedora será ministrada pelo professor Mauro Vranjac. Para realização do projeto, os alunos terão contato com metodologias e técnicas já consagradas de Análise de Risco e Melhoria de Processos, como os modelos PDCA, 5W2H e MASP, bem como modelos simplificados de Plano de Negócio. A ideia é conhecer mais sobre empreendedorismo e educação financeira.
  • Humanas em ação será ministrada pelo professor André Randazzo. O objetivo é a construção de conhecimentos e saberes teóricos e práticos a partir do protagonismo estudantil, mediado por metodologias ativas de aprendizagem. Os alunos trabalham assuntos como pesquisa científica nas áreas de História, Filosofia ou Sociologia, ética, moral e direito.
  • Inteligência emocional com a professora Fabiana Guariglia. A ideia é encorajar o desenvolvimento de habilidades sociais saudáveis. Nos encontros os alunos irão aprender maneiras efetivas de apoiar uns aos outros por meio de reconhecimentos sinceros e habilidades de comunicação, além de desenvolver estratégias de resolução de problemas.
  • Investeen – Inteligência Financeira para Jovens será ministrada por Denise Valentim Dias de Camargo e Bruno Lima de Luca. As aulas vão ensinar a poupar e a construir um patrimônio, através da substituição de gastos supérfluos por investimentos a longo prazo, e com o recebimento de renda passiva (dividendos). A ideia é contribuir para que o aluno entenda o mercado financeiro de forma macro, aprendendo sobre as oportunidades dos investimentos disponíveis. Os estudantes entenderão sobre renda variável/ renda fixa/ fundo de investimentos/ poupança, cálculo de rentabilidade e terão também uma introdução ao Excel.
  • Química experimental com o professor Victor Vieira Neto. O objetivo é construir conceitos estudados em sala de aula com o auxílio de atividades experimentais e para isso os alunos irão utilizar o moderno laboratório da Facens, parceira do COC Sorocaba.
  • Stand Up Paddle com o professor Dario. As aulas terão como cenário a bela Represa de Itupararanga. Este esporte aquático é derivado do surf, sendo necessário se equilibrar sobre uma prancha e realizar movimentos impulsionados através de um remo. A disciplina é um momento de relaxamento, afinal de contas estar bem emocionalmente é um dos pilares de uma educação de sucesso.