A passagem do tempo pode ser algo um pouco abstrato para as crianças. Para introduzir o tema aos pequenos, as professoras do Infantil 3 realizaram diversas atividades com o tema “Noite e Dia”. Teve pintura em azulejo, vídeos na lousa eletrônica, ioga, momento na sala do soninho e uma experiência com lanterna, para mostrar de forma lúdica o movimento terrestre.
“Como eles ainda são muito pequenos, a passagem do tempo é muito abstrata, então, de maneira lúdica conversamos e realizamos diversas atividades, sobre coisas práticas do dia a dia, como rotina e hábitos diários, para que pudessem entender esse tema”, explica a professora Beatriz, que desenvolveu as dinâmicas juntamente com as professoras Jenifer e Nádia.
Com a lousa eletrônica, elas mostraram animações que explicam um pouco do movimento de translação e rotação do planeta Terra, tudo de maneira apropriada à pouca idade dos estudantes. Para falar da importância do relaxamento e do descanso, principalmente à noite e também em alguns momentos do dia, os alunos foram à chamada “sala do soninho”. Esse espaço é frequentado pelas crianças que cursam o Integral, por isso alguns já conheciam a sala e outros não. Nesse momento, os pequenos vestiram seus pijaminhas e as professoras prepararam músicas de ninar, para auxiliar no relaxamento.
Na prática de ioga, que já é rotina entre as crianças da Educação Infantil do COC Santa Rosália, as professoras reiteraram a importância do relaxamento e do descanso. “Falamos da importância do sono noturno, para recuperar as energias para poder crescer”, comenta a professora Beatriz. Também teve dinâmicas mais artísticas em que os alunos pintaram uma parede de azulejos e também confeccionaram um Sol, usando massinha. Essas atividades auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora.
As crianças também adoraram a experiência que as professoras fizeram, usando uma lanterna e o globo terrestre, para mostrar o movimento e explicar a passagem do tempo.