Dinâmica deixa revisão de matemática muito mais legal

Publicado em sexta, 14 de abril de 2023 Ensino Fundamental II

Realizando uma atividade bem dinâmica, como um jogo, os alunos do 6º ano do COC Sorocaba puderam fazer uma revisão do conteúdo de matemática. Com a brincadeira tiveram a oportunidade de estudar e recapitular os conteúdos para a prova mensal.

Sistema de numeração (egípcio, romano e o decimal), números naturais e as 4 operações foram os temas trabalhados pelo professor.

Na primeira parte, como aquecimento, o professor Zezinho pediu aos alunos que deslocassem as carteiras para os lados e que, depois disso, eles se concentrassem no meio da sala. “Desenvolvi uma atividade denominada “run to the side”.

Nessa atividade, eu fiz perguntas e cada aluno deveria ir para o lado direito, caso achasse que a resposta era verdadeira, ou para a esquerda, se achasse a resposta falsa. Os alunos que acertassem continuavam respondendo até que ficasse um único vencedor”, explica Zezinho. 

Na segunda e principal parte dessa revisão diferenciada, as turmas foram divididas em 6 ou 5 grupos, cujos nomes eram do alfabeto grego: alfa, beta, gama, delta, pi e ômega.

Cada grupo respondeu, em uma folha de sulfite, verdadeiro ou falso para novas questões.  “Nessa fase, havia ainda uma “rodada de fogo”, que consistia em tentar derrubar a caixa de giz com uma bola. 

Cada grupo escolhia um jogador. O grupo do vencedor tinha uma questão, a mais, para responder e, caso acertasse, ganharia 10 pontos”. 

Os estudantes se empolgaram muito, principalmente na hora de acertar a caixa de giz com a bola. “Mas o que foi mais positivo foi que eu pude perceber que alguns tópicos dos conteúdos trabalhados em sala de aula precisavam de um reforço. E isso foi feito! ”