Realizando uma atividade bem dinâmica, como um jogo, os alunos do 6º ano do COC Sorocaba puderam fazer uma revisão do conteúdo de matemática. Com a brincadeira tiveram a oportunidade de estudar e recapitular os conteúdos para a prova mensal.
Sistema de numeração (egípcio, romano e o decimal), números naturais e as 4 operações foram os temas trabalhados pelo professor.
Na primeira parte, como aquecimento, o professor Zezinho pediu aos alunos que deslocassem as carteiras para os lados e que, depois disso, eles se concentrassem no meio da sala. “Desenvolvi uma atividade denominada “run to the side”.
Nessa atividade, eu fiz perguntas e cada aluno deveria ir para o lado direito, caso achasse que a resposta era verdadeira, ou para a esquerda, se achasse a resposta falsa. Os alunos que acertassem continuavam respondendo até que ficasse um único vencedor”, explica Zezinho.
Na segunda e principal parte dessa revisão diferenciada, as turmas foram divididas em 6 ou 5 grupos, cujos nomes eram do alfabeto grego: alfa, beta, gama, delta, pi e ômega.
Cada grupo respondeu, em uma folha de sulfite, verdadeiro ou falso para novas questões. “Nessa fase, havia ainda uma “rodada de fogo”, que consistia em tentar derrubar a caixa de giz com uma bola.
Cada grupo escolhia um jogador. O grupo do vencedor tinha uma questão, a mais, para responder e, caso acertasse, ganharia 10 pontos”.
Os estudantes se empolgaram muito, principalmente na hora de acertar a caixa de giz com a bola. “Mas o que foi mais positivo foi que eu pude perceber que alguns tópicos dos conteúdos trabalhados em sala de aula precisavam de um reforço. E isso foi feito! ”