O assunto mitologia desperta muita curiosidade nas crianças. Foi por isso que eles se envolveram bastante no trabalho que teve como base Odisseia, de Homero.
Para ter acesso à história, os alunos dos 6º anos leram uma adaptação de Leonardo Chianca com ilustrações de Cecília Iwashita. Depois de lerem, confeccionaram fichas literárias sobre a obra e participarem de reflexões em sala de aula, os estudantes foram desafiados a fazer dramatizações de alguns capítulos do livro.
O mais legal é que não apenas as crianças se empolgaram com o processo, mas as famílias também se envolveram e ajudaram a criar adereços para as apresentações. “Mais uma vez, fiquei encantada com a dedicação dos alunos e o envolvimento das famílias. Tivemos verdadeiros guerreiros, ciclopes, o deus Hermes e até o cavalo de Tróia”, comenta a professora Aline, responsável pela atividade.
Segundo ela, essa adaptação da editora Scipione é bem adequada à faixa etária dos alunos e enfoca bem na parte de aventura da história.
Na dinâmica de encenação proposta, os estudantes foram divididos em grupos e cada um sorteou um número, referente ao capítulo que apresentaria. “Também expliquei a eles que não precisavam decorar os diálogos exatamente como estavam no livro, mas podiam adaptar para uma linguagem deles, pra ficar algo descontraído. Ou seja, foi uma adaptação da adaptação”, explica Aline, destacando que essa forma de aprender, se divertindo é muito eficiente.
Para ela, a participação das famílias na confecção dos adereços deixa tudo ainda mais especial. “Eu acho fantástico esse envolvimento, pois além da questão pedagógica acaba trabalhando também a questão emocional”, acrescenta.