Criar uma empresa de consultoria ambiental – com nome, logo, propaganda – e ao longo do ano concorrer em diversas “licitações”. Esse é um projeto realizado por alunos do 2º ano do Ensino Médio do COC Sorocaba dentro da disciplina de Geografia. Divididos em grupos, os estudantes encaram desafios e as melhores propostas ganham a “licitação”. Dessa maneira, a aprendizagem de conteúdos de Geografia fica muito mais estimulante e criativa. O engajamento dos alunos têm sido muito legal e no último tema proposto eles tiveram que realizar uma maquete com a proposta de reutilização e revitalização da Fábrica Santa Rosália, o antigo Extra.
Essa dinâmica, coordenada pelo professor Mauro, tem como objetivo tornar as aulas de Geografia mais próximas da realidade e de colocar na prática os conteúdos aprendidos na disciplina. Além disso, visam estimular o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem.
Para cada desafio proposto (cada “licitação”), os alunos são avaliados por um júri, formado por funcionários do colégio.
Nessa última tarefa, de realizar um projeto e confecção de uma maquete, os grupos criaram diversas possibilidades de uso público para o prédio: área de lazer, de esporte, biblioteca, espaço para cursos profissionalizantes... Segundo o professor, os estudantes tiveram que elaborar um projeto ambiental pensando nas questões de energia e reciclagem.
O professor Mauro explica que esse é o segundo ano que o projeto é implantado no colégio e os alunos têm sido muito criativos ao apresentarem seus projetos que estão ligados a temas como industrialização, questão ambiental, planejamento urbano, logística e propaganda.
Vale destacar que a cada etapa será atribuída uma pontuação e, no final do ano, a empresa (grupo) vencedora receberá média 10 na matéria Geografia e um certificado de melhor empresa júnior. “A equipe que vencer fica liberada da última prova de geografia e, além de receber a nota 10, também ganha um troféu feito na impressora 3D do colégio”, informa o professor.