Curso de Artes Circenses

Publicado em segunda, 19 de setembro de 2022 Ensino Fundamental I

Empolgação: isso é que o não falta nas aulas de artes circenses, novidade deste ano oferecida como curso extra aos alunos interessados do 3º ano do Ensino Fundamental. Mas muito além da alegria de treinar com malabares, sentir-se voando no tecido ou o desafio de se equilibrar numa pirâmide humana, é preciso muita dedicação, concentração, disciplina e responsabilidade, aspectos importantes que os alunos desenvolvem nas aulas de circo e que levam como ensinamento para vida toda. 

Segundo o professor Edneu, as crianças ficam eufóricas com os encantos das artes circenses. “Logo de início, eu já trabalho com eles a questão da disciplina. O curso é muito divertido, mas requer responsabilidade e empenho deles”, explica. Ele destaca ainda que todas as atividades são desenvolvidas com total segurança, com o acompanhamento do professor, além de colchões para amparar nos movimentos que exigem mais equilíbrio. 

Um dos aspectos que Edneu comenta com os alunos é a importância da repetição dos movimentos até ganhar segurança e total controle, como é o caso do malabarismo. Só assim, o aluno está preparado para encarar um novo desafio e um movimento mais elaborado. “Tem que controlar a ansiedade”, enfatiza o professor. E dedicação é mesmo palavra chave, pois até os profissionais experientes têm que treinar todo dia para conseguirem bons resultados, como frisa Edneu. 

Além de malabarismos, nas aulas as crianças também já treinaram acrobacias com a pirâmide humana. Nessa atividade, o senso de coletivo é estimulado já que cada um deve confiar no outro e também se preocupar com o outro. 

Atualmente, as crianças estão treinando as acrobacias no tecido. “Eles estão adorando”.