Conversa com Escritora

Publicado em terça, 19 de abril de 2022 Ensino Fundamental II

A escritora de Porto Feliz, Samanta Holtz, participou de uma conversa bem legal com os alunos do 6º ano a respeito do livro O Clube dos Exagerados.

Após fazerem a leitura, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de um interessante bate-papo com Samanta.

“Eu tive contato com a Samanta numa bienal do livro há muito tempo. E ela sempre está disponível para atividades com seus leitores”, explica a professora Aline Pretti.

O Clube dos Exageros fala sobre as diferenças e a importância do respeito entre as pessoas e da aceitação de si próprio.

O protagonista dessa história é um menino do interior que vai morar em São Paulo. Bernardo fala o “r” mais forte e começa a ser vítima do sarro de um outro aluno da classe. Isso faz com que Bernardo tenha dificuldades em fazer amigos na nova escola, até que um dia descobre um grupo de crianças que tenta se esconder no intervalo para também não ser vítima de bullying. Nesse grupo tem várias pessoas que sofrem com os maldosos comentários do garoto por diversos motivos: um menino por ser baixinho, uma menina por ser gordinha, uma outra por ser gaga…

Mas eles resolvem unir forças e mostrar para o garoto as diversas qualidades que eles têm. Todo o exagero negativo apontado pelo garoto, eles transformam em algo positivo, em superpoderes. “Eles se unem contra o menino sem violência”, acrescenta a professora, destacando a importância do tema nessa idade, quando deve-se frisar a importância da tolerância entre as diferenças.

A dinâmica do encontro foi muito interessante e após a autora falar um pouco sobre sua carreira, os alunos fizeram diversas perguntas. “Perguntas bem inteligentes. Foi uma graça”, pontua Aline.

Os estudantes deram devolutivas muito legais, destacando o quanto gostaram do encontro com Samanta. O aluno Felipe Scarpa, por exemplo, disse que adorou o encontro e que foi uma oportunidade para tirar muitas dúvidas. Vinicius Pereira conta que foi muito educativo e legal. Já João Henrique disse que se surpreendeu com esse “momento mágico”.

A escritora Samanta ressalta que uma de suas atividades favoritas na carreira é ter esse contato com escolas. “Os alunos têm uma energia mágica! E ter esse contato com turmas que leram meu livro em sala de aula e fizeram as atividades, poder entender os questionamentos deles, o ponto de vista, o que mais amaram, pelo que torceram... isso é um verdadeiro presente para mim!”.

Ela destaca ainda que os apontamentos e questionamentos dos alunos do COC Sorocaba foram muito interessantes. “Acredita que eles deram até ideias para a continuação da história? São sensacionais!”. Segundo a escritora, uma continuação de O Clube dos Exagerados deve vir sim “e, quando isso acontecer, esses alunos podem ter certeza de que ajudaram a plantar essa semente e essa inspiração dentro de mim”.

Samanta diz também ter sido importante saber que esse encontro acabou por inspirar os alunos não somente para mais leituras, mas também para a escrita. “A mãe de um aluno comentou, em minhas redes sociais, que o filho voltou da escola naquele dia e começou a escrever o próprio livro. Isso, para mim, não tem preço!”