Uma exposição inspirada na leitura dos contos de fadas, encantou o público que visitou os trabalhos feitos pelas turminhas do Integral (de 1 a 5 anos). Com auxílio das professoras, as crianças confeccionaram a casa dos três porquinhos, a carruagem de abóbora da Cinderela, a torre da Rapunzel, a casinha de João e Maria... “Contar histórias para uma criança é uma forma de demonstrar afeto. Um ato simples como esse pode estimular o desenvolvimento psicológico, cultural, emocional e cognitivo”, explica a professora Thamires.
Após a leitura desses clássicos durante o mês de outubro, os alunos foram convidados a confeccionar cenários de contos de fadas, a partir de material reciclável como caixa de papelão, rolinhos de papel higiênico, papéis, palito de sorvete - e muita tinta. “Eles fizeram tudo do jeitinho deles, a gente só os acompanhou na elaboração e na finalização. Eles pintaram, recortaram, colaram...”, explica Thamires.
Já as turminhas de 4 e 5 anos também criaram um livro, com personagens que eles mesmos imaginaram. Nessa história, uma princesa vai até um deserto junto com um monstro atrapalhado. Por lá, está muito quente e então um agente secreto aparece para ajudar a achar água. Depois de tudo resolvido, eles vão para um shopping center tomar um sorvete, o que trouxe um toque todo contemporâneo a essa história inspirada nos contos de fadas. "Saiu tudo da cabecinha deles. Eles escreveram e desenharam”, explica a professora Nádia.