Construindo um microscópio

Publicado em quarta, 07 de julho de 2021 Ensino Fundamental I

Dentro do Espaço Maker, os estudantes do Ensino Fundamental do COC Sorocaba desenvolvem uma série de projetos ao longo do ano. A ideia é trazer a teoria para a prática e aprender fazendo.

Uma dessas atividades foi a construção de um microscópio pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Assim, eles puderam aprender conceitos de óptica de uma maneira lúdica e eficaz.

Para fazer a estrutura do microscópio, os alunos utilizaram madeira MDF e precisaram aprender a mexer nas ferramentas para fazer a fixação com porcas e parafusos. As crianças mostraram muita habilidade manual e dedicação para fazer a montagem. 

Pra deixar o encaixe da lente na estrutura bem preciso, foi necessário o uso de lixa para com cuidado deixar tudo ajustado. 

A lente utilizada foi acoplada à lente fotográfica de tablets e promovia o aumento de mais de 20 vezes dos objetos. 

Depois de montado o microscópio, foi a hora de sair pelo pátio e jardins da escola atrás de objetos interessantes para serem observados. Conforme Rhuan, professor do Espaço Maker, as crianças ficaram muito entusiasmadas para achar esses materiais. Foram flores, frutos, terra, pedras, ponta do lápis e até insetos como formigas. 

Os objetos de estudo eram colocados em uma lâmina de acrílico que tinha que ser ajustada por meio de porcas para que fosse achado o foco.

Para auxiliar na visualização, os alunos também construíram um circuito elétrico simples (led, pilha e botão) para poder iluminar melhor o objeto em análise. 

O professor ressalta a dedicação dos alunos com o experimento e o envolvimento deles com a proposta: pareciam pequenos cientistas em busca de descobertas.