As turminhas do Infantil I, realizaram diversas atividades dentro do projeto “Identidade”. Através de brincadeiras, as crianças puderam entender mais sobre o próprio corpo: quanto pesam, qual sua altura, as partes que os constituem: mãos, pés, nariz, orelha... O livro “Eu sou assim e vou te mostrar”, de Heinz Janisch, foi uma das referências utilizadas no desenvolvimento das atividades. Nessa história, um menino observa que os animais, assim como nós, também têm mãozinhas (como os macacos) ou orelhas (como os elefantes). “No final dessa história, todos se olham no espelho”, conta a professora Sandrielli. Aliás, o espelho foi um dos objetos utilizados durante as dinâmicas, para que as crianças pudessem se observar e reconhecer as partes do corpo.
Além de contação de histórias, também teve música e as crianças pintaram sua própria sombra (as professoras desenharam o contorno delas em um papel craft), fizeram carimbos das mãos e pés e também se pesaram e se mediram. “Foram momentos de muito aprendizado e diversão com as crianças, que puderam descobrir um pouquinho sobre sua identidade”, explica Sandrielli e acrescenta: “A construção da identidade acontece a partir das relações que a criança estabelece com os grupos que convive. Quanto mais interações, maior o conhecimento sobre a autoimagem dos pequenos. A escola tem uma contribuição importante nesse sentido, já que é o lugar de maior convívio social depois da família”.