Conscientização ambiental e protagonismo

Publicado em segunda, 18 de outubro de 2021 Ensino Fundamental I

As professoras Gláucia, Larissa e Fernanda, dos 5º anos do Ensino Fundamental do COC Sorocaba, propuseram aos alunos a confecção de panfletos sobre assuntos relativos à preservação ambiental.

Após um bimestre em que os alunos puderam estudar sobre problemas ambientais que atingem tanto a cidade, como o campo, e como as atitudes dos seres humanos impactam no planeta, foi a hora de os próprios alunos serem os protagonistas na difusão desse conhecimento.

Vivemos em um momento que o racionamento de água e energia elétrica tem sido tema na sociedade. “E nós também estamos batendo na tecla diariamente com os alunos. Então, resolvemos trabalhar de forma mais aprofundada, relacionando o conteúdo pedagógico com a realidade da sociedade atual”, comenta a professora Larissa.

Cada turma ficou responsável por um tema: o uso racional da energia elétrica; produção de lixo, descarte adequado e reciclagem; e conscientização do uso da água.

Inicialmente, os alunos tiveram um momento de troca e reflexão sobre o tema. Com base nos levantamentos e nas discussões propostas em sala de aula, cada estudante produziu seu próprio panfleto, com recados e dicas que pudessem ajudar outras crianças. Depois de tudo pronto, foi a hora de entregar o material para os alunos de outras turmas, do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.  “Os panfletos ficaram muito bacanas, pois eles confeccionaram com muito capricho. E foi muito legal pois eles puderam compartilhar o conhecimento que eles tinham sobre o assunto com os alunos mais novos”, aponta a professora Larissa, destacando a importância de protagonismo e autonomia proporcionado pela atividade.

A professora destaca que além de trazer a discussão para a sala de aula, é muito importante também que as atitudes dentro do colégio sirvam como exemplo de práticas importantes no dia a dia. Todo o colégio é equipado com lixeiras para seleção do lixo reciclável e o uso racional da água e da energia são prerrogativas adotadas por toda a comunidade escolar.