Consciência ambiental

Publicado em terça, 23 de novembro de 2021 Ensino Fundamental II

O uso consciente da água e da energia elétrica já parece uma questão incorporada no comportamento da nova geração e para ampliar essa conscientização, mostrando dados e refletindo a partir de informações atuais, o COC Sorocaba promoveu neste mês o projeto Planeta Água. A atividade, elaborada pela diretora Annaluci, teve uma abordagem interdisciplinar, envolvendo professores de História, Geografia, Português, Biologia, Química e Física, e foi desenvolvida entre os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Vale destacar também que o projeto procurou oferecer um papel de protagonismo aos estudantes, que puderam compartilhar o conhecimento adquirido por meio dos seus professores, com colegas de outras classes, maximizando a importância das informações sobre o tema.

A família também foi envolvida na atividade, quando os estudantes do 6º ano, orientados pelas professoras de Língua Portuguesa, fizeram entrevistas em casa perguntando se havia essa preocupação entre a família e quais medidas adotavam para o não desperdício de água.

A professora Marina, de História, fez um breve resgate sobre a questão, mostrando como essa conscientização tem se tornado mais forte nos últimos tempos, exatamente porque os impactos do uso indiscriminado de energia e água estão sendo percebidos pela população de forma cada vez mais grave. Segundo ela, a ideia foi mostrar dados e imagens impactantes, mas não no sentido de gerar medo, mas sim com o objetivo de mostrar a gravidade e a urgência da situação, reiterando assim a necessidade de engajamento por parte de toda a sociedade. “O envolvimento na atividade mostra que já existe uma consciência nessa juventude”, comenta.

Já na área de Geografia, os estudantes puderam entender que apesar da enorme quantidade de água no planeta, apenas 3% é doce, sendo que a maior parte está congelada nas geleiras e apenas 0,5% está disponível para consumo. Os alunos também refletiram sobre contaminação dos lençóis freáticos e analisaram a questão não apenas globalmente, mas também regionalmente, em relação à Represa de Itupararanga.

A professora também chamou a atenção para o fato de o Brasil ser o país mais rico do mundo em água, mas por que falta água nas torneiras da população? A resposta é simples: o Brasil também é um dos que mais desperdiça esse recurso natural. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa deve consumir 110 litros de água por dia, mas aqui usa-se cerca de 200 por dia. Na Califórnia, por exemplo, quem gasta água a mais do que o estipulado, deve pagar uma multa.

As informações despertaram a curiosidade dos alunos que também tiveram a oportunidade de ouvir análises sob o ponto de vista da Biologia – afinal, seria possível a vida sem água? – da Química – é possível uma boa convivência entre os agentes químicos e o meio ambiente? – e da Física – como é produzida a energia elétrica a partir da água?