O Núcleo Olímpico de Matemática do COC Sorocaba - Santa Rosália, formado por estudantes do Fundamental 2 e do Ensino Médio, obteve excelentes resultados na edição 2019 do Concurso Canguru de Matemática. Trata-se da maior competição internacional de matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em cerca de 80 países, incluindo o Brasil.
Participaram 21 alunos do COC Sorocaba (todos receberam certificado de participação) e foram conquistadas 15 medalhas: 3 de ouro, 5 de prata, 6 de bronze e 1 de Honra ao Mérito.
Para se ter uma ideia da importância do feito, recebem classificação ouro apenas 1% dos melhores colocados, por nível, em território nacional; já a prata é destinada aos 2% dos melhores colocados; o bronze para os 3% e a Honra ao Mérito fica para os 4% dos melhores colocados.
As entregas dos certificados e medalhas ocorreu no COC Sorocaba no dia 13 de junho.
“O momento da entrega dos certificados e medalhas foi bem descontraído. Todos: alunos, professores e equipe gestora pudemos comemorar juntos e parabenizar os bons resultados nesta Olimpíada. Através de ações como essa, queremos cada vez mais incentivar o aprofundamento dos conhecimentos matemáticos dos nossos alunos”, comentou Dalila.
Na ocasião, o professor Leandro aproveitou também para ressaltar os ótimos resultados obtidos na competição.
Sobre o concurso
No início dos anos 80, Peter O’Halloran, um professor de matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente.
Anos depois, em 1991, dois professores decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”. Foi dessa forma que nasceu o concurso Kangourou sans Frontières (www.aksf.org).
Canguru sem Fronteiras é uma Associação internacional que congrega personalidades do mundo da matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino dessa disciplina e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes.
A finalidade da Associação é promover a divulgação da matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo.
No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. Em 2018, foram mais de 2 mil escolas e mais de 300 mil alunos participantes.
Medalhistas de Ouro:
Diego Cassillo
Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado
Marcelo Zanotto Barana
Medalhistas de Prata:
Enzo Albiero Mattos
Erick Zi Heng Tang
Piero Santos Leite
Rafael Andrade Dias Faria Laham
Samuel Oliveira Moretti
Medalhistas de Bronze:
Enrico Rodrigues Pereira
Evelyn Simões Silva
Felipe Gayotto Bianchessi
Isac Lucas Soares Braga
João Vítor Evangelista de Souza
Thais Cristina Rodrigues da Silva
Medalhista de Honra ao Mérito:
Vítor Hugo Duarte de Morais
Confira mais em nossa página do Facebook!