Para conscientizar os alunos, a respeito da importância de eliminar focos de proliferação do mosquito da dengue, foram desenvolvidas diversas atividades com os alunos do Infantil 3. As crianças fizeram até uma caça ao mosquito e visitaram detalhadamente cada ambiente do colégio, em busca de eliminar qualquer possibilidade de potinhos ou garrafas acumularem água. Os alunos também aprenderam sobre o ciclo do mosquito Aedes aegypti e agora estão empenhados em aplicar essas informações recebidas, não apenas no colégio, mas também em casa.
As atividades, coordenadas pela professora Nádia, foram realizadas ao longo de uma semana por meio de jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas. “Explicamos a eles sobre o ciclo, desde quando o mosquito bota os ovinhos na água parada. Os ovinhos daí viram pulpas, depois larvas e depois o mosquito”, informa a professora. O ciclo foi ilustrado pelos alunos em tinta guache. Para deixar tudo mais empolgante na caça aos focos de água parada no colégio, as crianças vestiram coletinhos de “agentes de combate à dengue”. Os alunos se empenharam e fizeram um pente fino na unidade de Educação Infantil do colégio. Teve também uma brincadeira de mata mosca, em que eles tinham que acertar mosquitos com uma raquete.
Realizar atividades como essa, ajuda as crianças a desenvolver desde cedo um senso de cidadania e responsabilidade social.