Combate a dengue

Publicado em quinta, 02 de maio de 2024 Educação Infantil

O trabalho de conscientização sobre o combate a dengue, deve começar ainda na infância. Por isso, as crianças do COC Santa Rosália passam por orientações sobre como eliminar os criadouros do mosquito. Já no Infantil 1, por exemplo, a professora trabalhou o tema, utilizando recursos como histórias, músicas e brincadeiras, para passar a informação de forma mais eficiente à faixa etária. 

“Incorporamos jogos e atividades práticas para ensinar sobre prevenção, sintomas e a importância da eliminação de criadouros do mosquito. Como eles ainda são crianças bem pequenas, levamos o mosquito Aedes aegypti confeccionado em feltro para que, de forma lúdica, eles pudessem ver, sentir, analisar as cores e tocarem no mosquito. E assim, começarmos as intencionalidades referentes ao tema”, explica a professora Thamires. 

Os pequenos também procuraram o mosquito Aedes aegypti no parque do colégio, e foram confeccionadas lupas e viseiras, trazendo ludicidade ao momento. Também foram feitas brincadeiras, onde eles tinham que esvaziar garrafas de águas. 

Thamires conta que foi elaborado um circuito da dengue, em que os alunos deveriam passar pelos obstáculos e, assim, acertar a bola nas garrafas onde estavam os mosquitos da dengue. Também foram propostas atividades coletivas com guache.  

“Explicamos que o mosquito nos deixa dodói, e que é importante fazermos a nossa parte para ficarmos todos com saúde”, explica a professora.