Clubes de Conhecimento

Publicado em quinta, 06 de fevereiro de 2020 Ensino Fundamental I

Com o compromisso de sempre trazer novidades para oferecer uma aprendizagem cada vez mais abrangente e estimulante aos alunos, nosso colégio lançará novos Clubes do Conhecimento este ano. O projeto é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e a ideia é estimular a aprendizagem por meio de desafios, jogos cheios de curiosidade e brincadeiras nas mais variadas áreas. Em 2020, além dos já existentes Clubes de Matemática e Ecologia, o COC Sorocaba – Santa Rosália criará também Clubes nas áreas de artes, leitura, música e ciências.

Esse é mais um dos projetos encampados pelo colégio com o objetivo de trabalhar a aprendizagem bem além da grade curricular básica, buscando oferecer aos alunos diversas atividades que geram conhecimento de  forma prazerosa e significativa. A participação é opcional e gratuita. Não há avaliação envolvida e nem acompanhamento de frequência, pois a ideia principal é justamente apreender por puro prazer. 

O projeto trabalha com a ideia da aprendizagem ativa (em que o estudante é protagonista na hora de aprender) e da aprendizagem colaborativa, já que não apenas o professor será o guia do grupo, mas cada um deverá contribuir com seu conhecimento e talento, potencializando a aprendizagem por meio do coletivo. 

“É uma oportunidade de trabalhar em grupo, de crescer com o diálogo e a troca de ideias”, aponta Priscila, coordenadora do Ensino Fundamental. 

Segundo o diretor Raul Mascarenhas Fonseca, devido ao sucesso dos Clubes no ano passado, a ideia em 2020 é  incentivar ainda mais a formação de novos Clubes, trazendo mais possibilidades e abrangendo o alcance do projeto. “Os Clubes vão ao encontro da nossa filosofia: quem aprende, gosta; e quem gosta, sempre aprende. Por isso, estamos muito contentes com esse engajamento dos alunos. É que a ideia dos Clubes é tão divertida, que faz com que os alunos queiram participar”, destaca Raul.