Clube da Ecologia

Publicado em terça, 26 de novembro de 2019 Ensino Fundamental II

Trabalhando com a curiosidade e com o protagonismo dos estudantes, os clubes de estudo do COC Sorocaba - Santa Rosália são uma opção oferecida gratuitamente aos alunos do Ensino Fundamental 2 no contra turno escolar.

A participação é livre e as aulas não estão vinculadas a notas, sendo a curiosidade e os desafios os principais estímulos para a participação dos estudantes. 

Um dos clubes que começou as atividades em outubro foi o Clube da Ecologia, com aulas semanais para os interessados do 6º e 7º anos. 

Sob coordenação da professora Aline, os estudantes já realizaram diversas ações práticas que têm impactado positivamente na rotina de todos do colégio. 

Em uma das atividades, os alunos coletaram dados a respeito de como a coleta seletiva está sendo realizada no colégio. Por meio de observação e registro fotográfico, os estudantes perceberam que mesmo a escola dispondo de lixeiras de separação de lixo, muitas vezes o descarte não é feito da maneira correta. 

Foi então que munido desses dados e de informações sobre o tempo que a natureza necessita para decompor os mais diversos tipos de materiais, que os integrantes do Clube da Ecologia visitaram as classes do colégio levando essas informações e alertando para a necessidade de fazer o descarte corretamente e também para a necessidade de reduzir ao máximo a produção de lixo em nossas rotinas. 

“A ideia é de conscientizar para que nossos estudantes se tornem multiplicadores dessas informações sobre sustentabilidade”, aponta a professora Aline.

Como a cidade está passando por racionamento de água por meio de rodízio, esse tema também fez parte das reflexões dos alunos no Clube da Ecologia. 

Eles pesquisaram sobre alternativas para evitar o desperdiço e reduzir o consumo de água. 

As reflexões são realizadas tendo diversos materiais de apoio como leitura, vídeos e até mesmo jogos. 

Segundo a professora, muitas vezes são os próprios alunos que sugeriram temas para serem debatidos nas reuniões do Clube. Pois a ideia dos clubes é essa mesma, dar o protagonismo das atividades para os estudantes.

Confira as fotos em nosso Facebook.