Brincando com parlendas e trava-línguas

Publicado em sexta, 01 de dezembro de 2023 Educação Infantil

Para trabalhar os trava-línguas e as parlendas, as professoras do Infantil 5 fizeram atividades ilustrativas que ajudaram na assimilação e memorização do conteúdo, além de trabalhar com os alunos a imaginação, a criatividade, as habilidades motoras, a oralidade, a compreensão de texto e também um pouco do processo de alfabetização. As parlendas são rimas infantis - como “corre cotia na casa da tia” - que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização. Nessas atividades propostas pelas professoras, teve um jacaré feito com prendedor, produção de máscaras de tigres e até decoração de biscoitos com caneta comestível. E assim, aprender trava-línguas e parlendas ficou ainda mais divertido. 

“Escolhemos esse tema pois faz parte da cultura popular brasileira e nós queríamos que eles conhecessem mais sobre algo que faz parte de suas origens”, explica a professora Amanda, que realizou a atividade também com as professoras Márcia e Juliana. 

As parlendas e trava-línguas foram selecionadas de um livro que faz parte do material didático do COC. “A ideia foi fazer lembrancinhas de algumas das parlendas estudadas e isso ajuda bastante na memorização desses pequenos textos“, explica Amanda. 

Na parlenda “Fui na lata de biscoito, tirei um, tirei dois…“, a ideia é trabalhar os números e ficou muito mais legal com a proposta das professoras, que levaram biscoitos de maisena para que as crianças pudessem escrever com caneta comestível os numerais de 1 a 10 e também fizessem desenhos. Eles adoraram, pois foi muito legal decorar com uma caneta cuja tinta se pode comer! Eles degustaram algumas bolachas em sala de aula e levaram algumas para casa. 

Na parlenda que fala do jacaré que vai na lagoa e vê um peixinho, os alunos, com supervisão das professoras, pintaram um prendedor, colaram olhos e o transformaram em um jacaré. Também fizeram um peixinho de papel que nadava em um pano azul. Cantando e brincando, as crianças faziam com que o jacaré pegasse o peixinho. 

Para o famoso trava-língua dos “três tigres tristes para três pratos de trigo”, os alunos pintaram uma máscara e puderam brincar que eram tigres em uma selva. 

Já na parlenda do sapo no saco, as crianças se divertiram ao pintar o sapinho e brincar de colocá-lo no saco de pão.

Para deixar o “pula, pula, pipoquinha” mais gostoso, as professoras fizeram pipoca e teve até um cineminha. Na oportunidade, os alunos também trabalharam sobre as letras e sílabas.