Biologia experimental

Publicado em quarta, 13 de novembro de 2019 Ensino Médio

Ter a noção de como funciona um laboratório de pesquisas biológicas. Mexer em equipamentos como o microscópio e aprender a teoria na prática. Assim tem sido as aulas da disciplina eletiva de Biologia Experimental, mais uma das opções oferecidas gratuitamente neste semestre aos alunos do Ensino Médio do COC Sorocaba- Santa Rosália. 

Ao longo das aulas, diversos conteúdos são abordados pelas professoras Aline e Cristiane. A ideia é sempre trazer a teoria para a prática e instigar os estudantes através dessa dinâmica em que eles são protagonistas das descobertas, manipulando os equipamentos e realizando os experimentos. 

Assuntos como protozoários, colônias de bactérias, citologia, plantas, DNA, proteínas, dissecação de animais vertebrados e invertebrados, entre outros, já foram trabalhados nas aulas. Um aspecto interessante das disciplinas eletivas é que não é atribuída nota aos alunos, tornando o processo mais leve e movido, acima de tudo, pela curiosidade dos estudantes. 

“A gente percebe que os alunos assimilam bem melhor o conteúdo quando conseguem visualizar”, destaca Aline. A professora ressalta também que é uma oportunidade muito legal para que os alunos que já tem afinidade com biologia ou que desejam seguir na área da saúde experimentem um pouco da prática, dando mais subsídios para as escolhas profissionais do futuro.  

A professora Cristiane conta que levou também projetor para que os alunos pudessem visualizar as imagens do microscópio ainda melhor. Puderam observar a estrutura de tecidos e órgãos.

Também fizeram a extração de DNA de frutas e mensuraram a quantidade de proteínas em alimentos por meio de experimento com reação química. “O feedback tem sido bem positivo. A gente vê os olhinhos deles brilhando”, conta a professora Cristiane.

 

Confira as fotos em nosso Facebook.