Tendo como enfoque passar conteúdos através de aulas mais práticas, a professora Cristiane, que ministra a aula de biologia dentro da programação do Itinerário Formativo do ensino médio, tem realizado diversas atividades e experimentos bem curiosos com os estudantes.
Um deles foi a extração de moléculas de DNA de um morango utilizando produtos de fácil acesso como detergente, sal, água e, claro, morango. E é super curioso pois através dessa experiência, o DNA se transforma em fios que podem ser vistos e manipulados.
A professora Cristiane destaca a importância dessa nova configuração do ensino médio que permite que o aluno já experimente, de maneira mais intensa, áreas de conhecimento que podem vir a ser importantes no futuro profissional. “No Itinerário Formativo, conseguimos desenvolver habilidades que a gente não consegue trabalhar nas aulas de formação básica”, complementa a professora, destacando também que a dinâmica dessas aulas prioriza que o aluno seja proativo na aquisição do conhecimento e desenvolve o lado criativo e empreendedor dos estudantes.
“E os feedbacks têm sido muito interessantes. Na extração do DNA do morango, eles ficaram super intrigados com a demonstração”, pontua Cristiane.
A professora também cita outra atividade que teve um engajamento muito legal por parte dos estudantes. Eles reproduziram – com materiais como massinha de modelar ou feltro – o esquema das células eucarionte vegetal e animal. Primeiramente, a professora, utilizando a impressora 3D do colégio, fez os modelos das células e depois, baseados nesse modelo, os próprios alunos foram convidados a “construir” o seu próprio modelo, numa atividade que exigiu concentração e habilidade motora. “Os alunos estavam bem empolgados, observando todas as organelas e suas posições. Eles se dedicaram tanto nessa construção que nem notaram o término da aula de tão envolvidos que estavam nesse processo”, conta a professora. E tem melhor feedback do que esse?