Bilhetes cheios de carinho

Publicado em quinta, 27 de maio de 2021 Ensino Fundamental I

Neste momento de pandemia, as tensões e preocupações também impactam na saúde emocional das crianças. Por isso, as professoras estão sempre propondo atividades que contribuam com o bem-estar dos alunos. Pensando nisso, as professoras das turminhas do 2º ano do Ensino Fundamental propuseram um exercício em que foi possível treinar a escrita e também trazer um pouco de esperança e alegria para os pequenos.

A atividade girou em torno do tema “bilhete” e os alunos aprenderam um pouco sobre esse gênero textual que mesmo com tanta tecnologia não perdeu seu espaço. Afinal de contas, quem não gosta de receber um bilhete cheio de carinho?

Os alunos puderam ver, na apostila, vários tipos de bilhetes, com diversidade de temas - desde um bilhete que faz um convite ou de agradecimento- e também de formas: você pode fazer um bilhete num papel bonito e cheio de enfeites ou simplesmente em um guardanapo ou num papel de rascunho. 

Seja da forma que for, o bilhete é uma maneira eficiente e rápida de comunicação. 

Depois de verem muitos exemplos, foi a hora de deixar a criatividade rolar e escrever bilhetes de carinho e com mensagens de esperança. Não havia um destinatário pré-determinado e, assim, por meio de sorteio, todos receberam uma mensagem cheia de energia boa.

“Quisemos deixar mais leve o ambiente e isso é importante num momento tão pesado e cheio de notícias tristes. Eles escreveram mensagens que aqueceram o coração”, conta a professora Talita. 

Mesmo os alunos que estão tendo aulas on-line, participaram e mandaram seus bilhetes via e-mail (no formato de foto) e as professoras imprimiram. 

Vale ressaltar que durante toda a atividade, os protocolos relativos à pandemia foram cumpridos, com uso de álcool gel e distanciamento. 

“As crianças deram retornos muito significativos. Elas ficaram emocionadas com as mensagens e dava pra perceber no rostinho delas que estavam felizes”, acrescenta Talita.