Equilíbrio, centro de massa, diagrama de forças e gravidade. Temas que podem parecer complexos para trabalhar com crianças do Ensino Fundamental 1, não?
Mas nas aulas de robótica, esses conceitos saem da teoria para a prática e os estudantes acabam aprendendo através da experimentação: errando, corrigindo, pensando, projetando, trabalhando em grupo e, enfim, aprendendo.
O projeto foi a construção de uma balança através de peças de Lego.
"As crianças aprenderam a identificar e nomear as diferentes forças presentes no nosso cotidiano, compreendendo suas grandezas e funcionalidades, aplicando seus conhecimentos em experimentos dentro do ambiente "hands-on" (mãos na massa), comprovando teses físicas e gravitacionais em suas próprias montagens”, explica a professora de Robótica Priscila Luz Souza.
O legal que nessas aulas de robótica além de conceitos e teorias, os alunos são estimulados a trabalhar projetos de maneira autônoma, pensando com independência e criatividade sobre o desafio proposto pela professora. “Nessa aula não houve um passo a passo do projeto. As crianças projetaram, executaram e apresentaram os mesmos, com autoridade, confiança e autonomia”, conta Priscila.
Através de tentativas e reflexões, eles foram construindo os mecanismos de uma balança até conseguissem encontrar o centro de equilíbrio para garantir o funcionamento do equipamento.