Colégio oferece mais de 10 opções de atividades extras: Xadrez, teatro, atividades circenses, bloco COC (atividades com percussão e ritmo), capoeira, damas, coral, flauta, clube da Matemática e da Astronomia e os treinos de vôlei e futebol. Essas são atividades extras curriculares promovidas aos alunos interessados do ensino fundamental 1. Essas aulas complementam a grade curricular, já que o COC Sorocaba visa trabalhar a formação e o desenvolvimento integral de seus alunos, explorando não apenas os clássicos componentes curriculares, mas também proporcionando aos estudantes explorarem outras habilidades.
“Para o desenvolvimento integral da criança não basta apenas aprender os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências... Também é importante desenvolver habilidades e competências diferenciadas. Neste sentido, as atividades extracurriculares são alternativas para trabalhar capacidades sociais, emocionais e motoras”, pontua Priscila, coordenadora do Ensino Fundamental 1.
Priscila frisa que participar de uma atividade extra proporciona que o aluno possa aprimorar um talento já existente ou mesmo ajudar em alguma área que precisa ser desenvolvida. Apenas para dar um exemplo, um estudante pode procurar as aulas de teatro por ser desinibido e gostar de se apresentar em público ou, pelo contrário, por ser tímido e querer superar dificuldades e se sentir mais encorajado para enfrentar o público. “Vimos isso acontecer, de criança tímida conseguir vencer medos de se apresentar por meio de dinâmicas promovidas dentro da aula de teatro”, comenta Priscila.
Priscila acrescenta ainda que essas aulas extras também representam um momento de socialização entre os estudantes, já que tem uma dinâmica mais leve e descontraída.
A ideia de oferecer uma gama variada de atividades extras é de proporcionar que os estudantes desenvolvam conhecimentos e habilidades distintas. “Para cada série há determinadas opções de atividades extras. A ideia é que ao longo do Ensino Fundamental 1, o aluno possa passar por todas elas, se tiver interesse”.
A coordenadora também destaca como essas atividades extras acabam por ajudar os alunos nas aulas curriculares, pois estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico, pensamento crítico e criatividade.
Parte das atividades tem participação gratuita e, para outras, é cobrado um valor simbólico de inscrição.