Depois de desenvolverem diversas atividades com o tema fundo do mar, foi a hora das crianças do Infantil 3, aprenderem um pouco mais sobre os animais terrestres e a representante escolhida foi a vaca. Além de conhecerem um pouco sobre esse animal (onde mora, o que come, sobre seus bebês bezerros...) e também curiosidades, que as crianças tanto adoram - como o fato de a vaquinha “mastigar” durante o dia todo-, eles também realizaram atividades lúdicas, como brincar de ordenhar e também deixar a criatividade rolar solta em uma pintura bem colorida.
Segundo a professora Gabriela, nessa idade das crianças eles tomam bastante leite e ela achou que poderia ser legal mostrar um pouco desse processo, para que os pequenos pudessem entender que, para estar na caixinha disponível nas prateleiras do supermercado, há um longo trabalho envolvido.
A professora utilizou também o livro paradidático “Animais da fazenda- a vaquinha“ para trabalhar alguns aspectos desse animal. “A gente sempre tenta trazer uma curiosidade, pois eles adoram: como saber que as vaquinhas “mastigam” mais de 50 vezes antes de engolir. Eles adoram contar essas curiosidades em casa”, conta a professora.
Depois de “ordenharem” a vaquinha de brincadeira, a professora contou de maneira lúdica e apropriada para a idade, sobre como se dá o processo de pasteurização até que esse leite do animal chegue até a geladeira de casa. Para dar um gostinho mais especial à atividade, eles também tomaram leite.
Para finalizar, as crianças fizeram uma pintura baseada em uma obra de José Yosh, que fez parte da famosa Cowparade, que levou esculturas de vacas cheias de cores e estilo para as ruas de diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil. Nessa hora, a professora aproveitou para explicar que muitos artistas partem da realidade, mas dão um toque de imaginação e criatividade aos seus trabalhos e, assim, as vaquinhas podem ficar multicoloridas e bem cheias de estilo. Inspirados nessa ideia, os alunos deixaram também a imaginação fluir e fizeram vaquinhas bem legais.