Trabalhar a questão da coletividade através da música e do movimento corporal e ainda aprender um pouco mais sobre a rica cultura indígena. Assim, a professora Daniele realizou uma atividade com as turmas de 6º anos, que aprenderam a música “Yapo”, uma versão com letra em tupi guarani que o grupo Palavra Cantada fez para uma canção popular de origem Maori (povo originário da Nova Zelândia).
Vale destacar que “Yapo” significa barro. Além de cantar a música, os alunos, em roda, fizeram sons percussivos com o corpo, gerando uma espécie de coreografia.
Para a professora é muito importante trabalhar com eles em roda, mostrando a potência do coletivo. Por meio da atividade, foi possível apurar a questão de ritmo e coordenação com os estudantes.
“Eu aprendi essa música em uma oficina que fiz com Leandro Medina sobre cultura indígena”, comenta Daniele, que em sua pós-graduação estudou sobre cultura afro brasileira indígena.
Depois de realizar a atividade com a música “Yapo”, os estudantes foram desafiados, ainda em roda, a passar um bambolê de um para o outro sem soltar as mãos, despertando assim, mais consciência corporal dos adolescentes.