Esperança por um mundo mais justo. Foi essa a sensação que teve a professora do 7º ano do COC Sorocaba, após desenvolver com os alunos uma atividade de Ciências Sociais. O tema foi a maior crise humanitária da atualidade que, segundo a própria ONU (Organização das Nações Unidas), é a questão dos refugiados. Depois de estudarem sobre o tema e entenderem os contextos em locais como a Síria, a Venezuela e alguns países da África, os alunos conversaram sobre o assunto e confeccionaram cartazes contra a xenofobia e sobre a urgência de empatia entre as pessoas.
“No capítulo da semana passada, estudamos sobre a questão dos refugiados, que saem de seus países fugindo de conflitos, guerras e perseguições... Além da música Diáspora, dos Tribalistas, e de vídeos da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), utilizamos imagens para reflexão”, explica a professora Marina.
Após refletirem sobre o assunto, os alunos confeccionaram cartazes. “Eles se envolveram com o assunto. Realmente nossos alunos têm muita vontade de construir um mundo mais justo. Isso me traz esperança”, pontua Marina.