Atividade 7º ano

Publicado em quarta, 29 de maio de 2019 Ensino Fundamental II

Além das tradicionais aulas expositivas, os professores do COC Sorocaba – Santa Rosália estão sempre desenvolvendo atividades que tragam maior dinamismo na hora da aprendizagem. Esse foi o objetivo de uma aula ministrada pelo professor Luiz Gustavo, de Geografia, para os alunos do 7º ano.

O professor aplicou um jogo com os estudantes  com o objetivo de proporcionar uma interação coletiva e, ao mesmo tempo, associada ao conteúdo ministrado em aula.

A proposta, segundo Luiz Gustavo, foi um jogo a partir do tema “Domínios Morfoclimáticos do Brasil”. “Em um clima bastante lúdico, a sala foi envolvida e participou positivamente, não preocupando-se com o propósito de vencer, mas de uma forma coletiva estudar brincando”, comenta o professor.

A dinâmica do jogo se deu a partir de assuntos tratados dentro do conteúdo da disciplina de Geografia. Os alunos foram divididos em equipes e, com cartões que eram escolhidos de forma aleatória, realizavam perguntas para o outro grupo participante. “Isso de deu até que o monte de cartas com as perguntas terminasse”, explica o professor. Ganhava a equipe que conseguisse mais acertos.

No conteúdo de domínios morfoclimáticos, os alunos estudam a combinação e a integração de fatores naturais como clima, vegetação e relevo, que formam uma paisagem natural. Por exemplo, o clima tropical é associado ao relevo das serras (planaltos) e a vegetação de floresta tropical latifoliada irá compor o domínio dos Mares de Morros.

Confira as fotos em nossa página do Facebook!