Com casa lotada, os alunos do 5º ano subiram ao palco da Fundec com o clássico Os Saltimbancos. O evento teve uma emoção ainda mais especial, pois marcou a volta das apresentações depois da pausa devido à pandemia. Para chegar confiante a esse grande dia, os alunos passaram por muita preparação: as aulas de teatro começaram em março e ao longo do ano foram desenvolvidos jogos teatrais, exercícios de voz e corpo, improvisação… Aprendizagens importantes não apenas para o teatro, mas que vão ao encontro da linha pedagógica do colégio, que prima pelo desenvolvimento da desenvoltura, autonomia e escuta ativa dos estudantes.
Como era de se esperar, as crianças estavam muito empolgadas para o espetáculo. O dia de preparação no teatro é muito importante já que, para a maioria, é a primeira vez que estarão em cena em um palco de verdade e precisam se ambientar com as entradas e saídas de cena, posicionamento de luz, camarins… Eles se encantaram com toda a estrutura nos bastidores.
Uma coisa que ajudou a conter a ansiedade foram os exercícios de respiração proposto pela professora Dani, que além de ser professora de teatro também é instrutora de ioga e pôde ensinar aos alunos diversos métodos legais de respiração que ajudam a acalmar e se concentrar.
Na peça Os Saltimbancos, questões como união, solidariedade, justiça e diversidade são abordadas. Os personagens principais são animais e os figurinos foram confeccionados para caracterizá-los através de adereços como chapéus e tiaras.
Nas palavras da professora, os alunos estavam “plenos” no dia da apresentação. “E o que é principal: eles se divertiram muito!”