Aprendendo com diversão

Publicado em quinta, 07 de março de 2024 Educação Infantil

As tradicionais cantigas de roda foram tema de atividades no Infantil 1 A. Por meio dessas músicas, a professora trabalhou diversos aspectos com as crianças como coordenação motora, criatividade, memória e socialização. 

As atividades foram coordenadas pela professora Sandrielli, que trouxe aos alunos as seguintes cantigas: O sapo não lava o pé, Alecrim dourado, Borboletinha e Pintinho amarelinho.

“As cantigas de roda já fazem parte da rotina da Educação Infantil. São cantadas em sala de aula, em rodas de conversa, em rodas de música e até na hora de escovar os dentes“, comenta a professora. 

Dessa vez, a professora pensou em atividades que pudessem ilustrar as cantigas de maneira bem lúdica e que também trabalhassem aspectos como coordenação motora, memória, criatividade, socialização… aprendendo através da vivência”. 

Em “Alecrim dourado”, por exemplo, as crianças foram convidadas a plantar um alecrim no vaso e agora estão encarregadas de molhar e cuidar da plantinha, acompanhando o seu desenvolvimento. 

Já em “O sapo não lava o pé”, Sandrielli aproveitou para conversar com as crianças sobre a importância da higiene pessoal e, diferentemente do sapo, as crianças lavaram os pés em uma bacia. Eles adoraram a farra! 

Na música do “Pintinho amarelinho”, a professora levou ovos e explicou, de acordo com a faixa etária das crianças, um pouco sobre o ciclo de desenvolvimento das aves. 

Em “Borboletinha”, os pequenos usaram colheres de pau para mexer a panela e fazer comidinha de brincadeira. 

“Eles adoraram as atividades com as cantigas e também levamos instrumentos para eles como flauta, violão chocalho e ukulele”, finaliza a professora.