Amigavelmente

Publicado em segunda, 27 de janeiro de 2020 Ensino Fundamental I

 

Com o objetivo de trabalhar a educação socioemocional dos alunos, o COC Sorocaba - Santa Rosália implantará em 2020 o programa da Pearson “Amigavelmente”.

A ideia é que, uma vez por semana, os estudantes do Ensino Fundamental tenham uma aula para trabalhar aspectos emocionais a partir de um material bem rico e envolvente.

As atividades propostas visam a qualidade de vida do aluno por meio de uma reflexão acerca das emoções que sentimos e de como reagimos a elas. Trata-se de um momento para analisar questões que serão muito importantes para a atual fase da criança e que também servirão como alicerces para momentos futuros de sua vida.

Por meio de diversos estímulos - vídeos, desenhos, tirinhas, sons, textos, rodas de conversa, entre outros - as crianças trabalharão o autoconhecimento, o autocontrole, o senso crítico, a resolução de conflitos, a autonomia, a cooperação, a empatia, entre outras questões fundamentais para uma vida saudável emocionalmente. Pois se estamos bem com a gente mesmo, fica também muito mais fácil lidar com o sentimento dos outros, gerando uma corrente de bons relacionamentos.

“É muito importante que os alunos tenham uma formação pedagógica e cognitiva, mas também emocional, social, ética. Acho o programa “Amigavelmente” fundamental nos dias de hoje”, comenta Priscila, coordenadora do Ensino Fundamental. 

Além de realizar em sala de aula exercícios em que as crianças vão reconhecer e nomear as emoções, a ideia é que os estudantes também levem essas reflexões para a casa e que possam conversar com seus pais, familiares e amigos. 

Quando o assunto são os sentimentos, não há certo nem errado, o importante é respeitar suas emoções, a dos outros, e lidar com elas da maneira mais saudável possível.