Os alunos do 6º ano realizaram um estudo do meio bem legal no Planetário de Campinas, Museu aberto de Astronomia.
O espaço conta com 13 atividades que transmitem os mais diversos lados da Astronomia Clássica e Moderna. Um dos destaques é uma projeção dinâmica na cúpula do prédio. Por lá, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de conversar com um astronauta que já participou de expedições espaciais e compartilhou suas experiências.
A professora Aline, que acompanhou a excursão, disse que os estudantes se encantaram com o espaço e também com a conversa com o astronauta. “É um lugar maravilhoso”, ressalta.
Segundo ela, o astronauta contou sobre o projeto de colonização da Lua. O pontapé inicial para essas grandes conquistas foi o lançamento da missão Artemis 1 no final de 2022. Foi apenas de um teste, em uma missão não tripulada que representou o primeiro passo para a volta do homem à Lua, desde a missão de 1972. O planejamento é que o homem chegue novamente à Lua em 2025 e viagens nos anos seguintes prepararão uma colonização permanente.
A missão Artemis também marcará a primeira caminhada na Lua de uma mulher negra.
Os alunos visitaram uma sala que simula o movimento de translação dos planetas ao redor do Sol, conferindo o posicionamento de cada planeta e o tempo que ele leva para fazer a translação. “Fiquei encantada de ver como os nossos alunos são participativos e respondem as perguntas, fazem questionamentos... Eles realmente são muito curiosos sobre esse assunto de planetas, estrelas...”, comenta a professora, sem esconder o orgulho.