Alunos visitam Museu da Língua Portuguesa

Publicado em quinta, 18 de maio de 2023 Ensino Fundamental II

Os alunos do 8º ano do COC Santa Rosália fizeram uma excursão ao famoso Museu da Língua Portuguesa, reaberto em 2021, após um trabalho de recuperação depois do incêndio que atingiu o prédio em, 2015. Além de uma imersão em nosso idioma, a Estação da Luz, onde está localizado o Museu, traz também muitas histórias importantes sobre o país. Unir diversão ao conhecimento é um dos objetivos das excursões programadas pelo colégio. 

Com o objetivo de valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo, o Museu foi aberto ao público pela primeira vez em 2006, tendo escolhido como casa a cidade de São Paulo, que abriga a maior população de falantes da língua portuguesa em todo o mundo. 

O Museu faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção. “O Museu é muito interativo. Lá, os alunos têm contato com os maiores autores da língua portuguesa e com textos que são emblemáticos e muito utilizados em provas e vestibulares”, conta a professora Marina, que junto com o professor Carlos acompanhou os estudantes nesse passeio.

“O legal é que é um passeio histórico também. Quando eles chegaram na Estação da Luz, disseram que pareciam estar em um filme do Harry Potter. A gente aproveita a oportunidade para falar das locomotivas inglesas...”, conta a professora. 

A Estação da Luz foi um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país e, até hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil. 

Marina destaca também que a história da língua em nosso país se confunde e se mistura com a história da colonização. Segundo ela, os alunos foram muito participativos e prestaram bastante atenção nas explicações dos monitores do Museu. “Eles foram inclusive elogiados pela participação e interação no museu”, ressalta.