Alunos produzem vídeos a partir de clássico da literatura

Publicado em sexta, 24 de novembro de 2023 Ensino Fundamental II

   As turmas do 6° ano do COC Santa Rosália estão estudando, em Língua Portuguesa, as diferenças entre texto narrativo, texto teatral e cinematográfico (roteiro), e também trabalhando a questão do resumo. 

    E para não ficar apenas na teoria, a professora propôs que os alunos, após a leitura do clássico “Viagens de Gulliver”, fizessem uma adaptação resumida do texto para a linguagem de vídeo e claro, pudessem experimentar e interpretar o texto. 

   O resultado ficou bem bacana e a turma utilizou o espaço externo do colégio para fazer as gravações. 

   “Unimos o útil ao agradável e juntamos todos os tópicos ao trabalho com esse livro paradidático“, explica a professora Aline, responsável pela atividade. 

     Os vídeos editados pelos próprios alunos foram postados na plataforma Google Class de cada turma e realizamos uma sessão de cinema para que todos os colegas da sala pudessem prestigiar os trabalhos dos grupos.

     Além das cenas gravadas, os alunos também colocaram o making-of com takes que não entraram na edição final e que trazem alguns erros de gravação bem engraçados. 

    Vale destacar que cada grupo escolheu um capítulo diferente do livro e o envolvimento das turmas foi bem legal! Levaram muita coisa para fazer as filmagens, como equipamento como tripé e também uma variedade de figurinos. 

    Segundo a professora Aline, não apenas os estudantes se envolveram bastante na atividade, mas também as famílias.

   “Ao término das gravações, ouvimos alunos dizendo que foi um dos melhores dias de aula do ano!”