Quando pensamos em medir o comprimento de algo, logo nos vem à cabeça o clássico sistema métrico decimal muito utilizado no Brasil. Mas, existem outras maneiras de medir comprimentos como milhas, polegadas (como nas telas de televisão), pés, jardas ou cúbitos. Mas vale destacar que em todo o mundo as unidades de medida seguem um padrão determinado pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) para que assim haja um consenso em relação às medidas das coisas.
Para discutir um pouco mais o assunto de uma maneira prática, os alunos do 8º ano fizeram uma experiência muito legal utilizando um pedaço de barbante (que passou a ser a medida padrão da atividade – sem relacioná-la com o sistema métrico decimal) para medir as diversas marcações da quadra poliesportiva do colégio. “Foi muito interessante porque os alunos puderam vivenciar a experiência de utilizar frações cada vez menores para obter medidas inferiores à unidade utilizada por eles, no caso o pedaço de barbante”, explica o professor de matemática Carlos.
Os alunos também mediram a diagonal da quadra e depois com os dados coletados puderam comprovar, na prática, o famoso Teorema de Pitágoras. Por meio das medições, os alunos exploraram também os conceitos de perímetro e comprimento de circunferência. Carlos destaca o quanto os alunos curtem atividades práticas que acontecem fora da sala de aula. “Todos participaram intensamente e foi muito significativo”, pontua.